Depressão na terceira idade

Muitos idosos não conseguem lidar naturalmente com as mudanças do corpo, da rotina, sentem-se excluídos, rejeitados, e com a sensação de que não são mais úteis. Além de terem que lidar constantemente com o sentimento de perdas: dos amigos que já faleceram, da autonomia, da liberdade, da independência….

O problema central dos idosos, muitas não é a saúde fragilizada, e sim a forma como se enxerga diante dessa nova fase. A forma como muitos idosos lidam com a velhice causam um impacto em saúde, tanto emocional como física.

Alguns fatores psicológicos auxiliam no fortalecimento do nosso sistema imunológico como: a auto-estima, o estabelecimento de vínculos sociais saudáveis que proporcionam a troca de afeto e atenção, além do apoio emocional da família.

Ser idoso significa acumular aprendizados e experiências, e não deixar de viver esta nova fase por acreditar que o melhor já passou.

É errado pensar que a depressão é um aspecto “normal” da velhice. Dá para ser feliz e viver satisfatoriamente nessa fase. A maioria dos idosos que sofrem de depressão, podem melhorar com um tratamento adequado, baseado principalmente em medicamentos e psicoterapia.

Agenda uma consulta com nosso geriatra e nossa psicóloga, e tenha um tratamento completo para enfrentar da melhor maneira essa fase, e recuperar sua capacidade de ter uma vida plena.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *